Translate

Viseu - A melhor cidade para viver em Portugal

2012/07/25
Fernando Ruas
Presidente da Câmara Municipal de Viseu (desde 1990)


"Viseu foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida, num estudo realizado pela DECO-Proteste que tem como base um inquérito respondido por pessoas residentes nas capitais de distrito de Portugal Continental e ainda no Funchal, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. O inquérito foi realizado também em mais 103 cidades de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. Na classificação internacional, Viseu ficou no 10º lugar.
A cidade de Viriato renova, assim, um ‘título’ que já tinha conquistado em 2007, altura em que foi considera a 17ª melhor cidade da Europa para se viver. Num estudo publicado na Proteste do mês de Julho, são avaliados diversos parâmetros como o acesso à habitação, saúde, educação, a mobilidade, a paisagem urbana, o meio ambiente, a segurança e criminalidade, o emprego e mercado de trabalho, a qualidade do comércio e serviços, cultura, lazer e desporto e o planeamento e gestão municipal.
Numa escala de 0 a 100, Viseu obteve 85 no item dos restaurantes e 81 na limpeza. Como negativo, responderam a não facilidade em encontrar emprego (33), o consumo de drogas (44) e o crime (48). Depois de Viseu, segue-se Funchal, Angra do Heroísmo e Castelo Branco.
No fundo da tabela surge Setúbal e Lisboa. A segurança e a criminalidade estão entre as maiores preocupações dos habitantes destas cidades. Os residentes em Lisboa responderam como mais positivo, com 78 valores, a facilidade em encontrar um hospital privado, disponibilidade de meios de diagnóstico e a facilidade em encontrar um centro comercial."



0 Comentários:

Enviar um comentário